9 April 2014

Parsnip Purée / Puré de pastinaca.


A delicious, quick and simple side dish that I served with this fantastic Nigella's meatloaf and we had a terrifically stunning meal.
ingredients (serves 6):
900g parsnips, peeled and cut into large chunks
4 garlic cloves
10 black peppercorns
2 bay leaves
6 tbsp butter
1/2 tsp ground nutmeg
1 tsp sea salt
method:
Put the parsnips inside a pan.
Wrap the garlic, peppercorns and bay leaves in muslin cloth. Tie together and add it to the pan.Cover the parsnips with water, bring to the boil, reduce the heat and simmer for 40 minutes or until cooked through.
Drain, discard the muslin cloth and purée the parsnips in a food processor or with a blender.
Stir in the butter, nutmeg and salt and whisk until smooth.
__________________


Um acompanhamento simples, rápido e fácil de fazer e que fica uma verdadeira delícia. Acompanhei o puré de pastinaca com este delicioso rolo de carne da Nigella e tivemos uma magnífica refeição.
ingredientes (para 6 pessoas):
900g pastinacas, descascadas e cortadas em rodelas grossas
4 dentes de alho
10 grãos de pimenta preta
2 folhas de louro
6 colheres sopa de manteiga
1/2 colher chá de noz moscada em pó
1 colher chá de sal
preparação:
Colocar as pastinacas num tacho.
Enrolar os alhos, os grãos de pimenta e as folhas de louro numa gaze, atar e colocar dentro do tacho.
Cobrir as pastinacas com água e quando levantar fervura, baixar o lume e cozer por cerca de 40 minutos, ou até que estejam tenras.
Escorrer as pastinacas, descartar o bouquet de gaze e, no copo de um robot de cozinha, ou com a ajuda de uma varinha mágica, reduzir as pastinacas a puré.
Adicionar a manteiga, temperar com o sal e a noz moscada e bater bem até ficar cremoso.

Recipe / Receita:

22 comments:

  1. Bom dia Lia!

    Que maravilha de puré, uma receita sem dúvida a experimentar...e o que dizer desse rolo de carne? Tudo fantástico...as tuas fotografias são uma pequena (grande) maravilha!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  2. Olá Lia
    Um acompanhamento bem diferente este...
    No ano passado semeei pastinacas mas não tive muito sucesso e não percebi muito bem porquê. mas como não desisto à primeira já voltei a semear este ano. Se der certo vou testar esta receita.
    bjinhos

    ReplyDelete
  3. Ainda a semana passada, no café, dizia a alguns dos meus amigos que uma das coisas que mais me deixa fora de mim (hehe) é sab produtos/ingredientes que eu não conheço porque nunca experimentei...e pior ainda, não conseguir experimentar porque simplesmente não encontro em lado nenhum. A pastinaca está no topo dessa minha lista :) hehe Adorava experimentar o puré (é daquelas receitas que aparecem em imensos livros e programas de culinária e que me deixam super curiosa)!! Mas não encontro a pastinaca à venda aqui na minha santa terrinha...espero conseguir experimentar em breve. E esse rolinho de carne, com esse ovo tão perfeitinho no centro, deixou-me a salivar Lia :)
    Beijinhos *
    Vânia

    ReplyDelete
  4. The purée sounds delicious and that meatloaf looks mighty tasty too.

    ReplyDelete
  5. Nunca comi pastinacas mas acho que ia gostar.
    A carne esta uma maravilha
    Apetece jantar já...já
    bjs

    ReplyDelete
  6. Olá Lia,
    Imaginando o sabor da pastinaca deve ficar perfeito para acompanhar o rolo de carne, o visual é muito tentador.
    Beijo,
    Vânia

    ReplyDelete
  7. gostei de tudo neste post, a receita, os props, o rolo de carne...tudo!

    ReplyDelete
  8. Sempre tudo com óptimo aspecto :p

    beijinhos

    ReplyDelete
  9. Hummmm Maravilha, aspecto encantador! Deve estar com um sabor Sensacional, amei! Bjos!

    ReplyDelete
  10. Nunca comi pastinaca, mas gostei da textura do puré! O rolo tem um aspecto maravilhoso!!!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  11. Lia minha querida,
    sou super fã de suas receitas, fico babando em cada uma que vc posta e admirando suas lindas fotos!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ReplyDelete
  12. Ai Lia, que estás magnífica, é só o que tenho a dizer!!!
    Beijinhos ;)

    ReplyDelete
  13. Can you believe that I have never used parsnip? This puree looks delicious with a touch of spices..indeed a great side dish Lia.
    Hope you are having a beautiful week my dear :D

    ReplyDelete
  14. Ola Lia Bom dia

    Sabes que o que me custa ao viver longe do progreso e dos grandes hipermercados é precisamente o fato de nao conseguir encontrar por cá alguns ingredientes, e depois fico só na ideia de como será o seu sabor... o teu puré ficou simpesmente com um aspeto fantastico e esse rolo de carne... hummmm que delicia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ReplyDelete
  15. Scrumptious! I love the flavor of parsnip. Your meatloaf looks fabulous...

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  16. Olá, Lia!
    Nunca fiz puré de pastinaga, mas parece muito bom... qualquer dia experimento!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  17. Ma che buono!!! Bravissima Lia!!
    Un abbraccio!!!

    ReplyDelete
  18. Adoro pastinacas, tenho uma receita já feita para breve no blog ;) A tua, como sempre, está fantástica. Beijinhos!

    ReplyDelete
  19. Bom dia Lia,

    este ano semeámos pastinaca mas as malandras não querem aparecer, dizem os entendidos que necessitavam de areia:(
    Eu sei que aqui o principal é mesmo este puré maravilhoso e delicioso, mas o rolo tem um aspecto fora de série, deve ser mesmo tão bom só de olhar já fico com imensa vontade de o fazer,.

    Beijinhos querida

    ReplyDelete
  20. Olá Lia: nunca provei pastinaca e já a tenho visto em alguns blogues. Por cá nunca vi à venda. Gostei imenso do teu puré. Tem ótimo aspeto e aposto que o sabor também é delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  21. Amiga,

    Fica mais esta sugestão na minhas lista, pois que não conheço a pastinaca nem me ocorre que sabor terá !
    Mas o aspecto do puré de imediato me levaria a querê-lo no meu prato para acompanhar qualquer refeição.
    Deixaste-o com um aspecto fantástico!

    Beijinhos

    ReplyDelete