11 June 2014

Rhubarb, apple and raspberry pie / Pie de ruibarbo, maçã e framboesa.


I am totally passionate about Donna Hay.
I love her books, her approach to food, her food styling and photographies, everything and to add to the 9 books I have from her, I recently started buying her digital magazines and the April-May 2014 issue is full of fabulous suggestions and ideas and fabulous recipes and one of them is this pie that was tempting me since the first day I saw it.
When my friend brought me a big bunch of organic rhubarb from his garden, I knew that one part of it would be to make this pie and so I did...



You can find the english version of the recipe here, at Donna Hay homepage and trust me that you really want to try this recipe because it is delicious and the texture of the ginger and vanilla pastry, contrasting with the soft red sweet and sour filling, is a stunner!
__________________


Confesso que sou completamente apaixonada pela Donna Hay.
Adoro os livros, o food styling e a forma descontraída das suas receitas.
Enfim... adoro tudo!!
Tal é a paixão que, para juntar aos 9 livros que já tenho dela, agora comecei a fazer a colecção da versão digital das suas revistas e que são, tal como eu imaginava, absolutamente lindas.
Bom, isto tudo para dizer que na edição de Abril/Maio de 2014 da revista vem esta receita, pela qual me apaixonei de imediato e quando um amigo me trouxe uma quantidade generosa de ruibarbo biológico da sua horta, nem pensei duas vezes em onde iria utilizar parte dele...
Podem ver a receita original aqui, no site da Donna hay, mas deixo-vos a tradução para português.
ingredientes (para 6 a 8 pessoas) para o recheio:
50g manteiga sem sal, em cubos
3 maçãs Granny Smith pequenas, descascadas, descaroçadas e cortadas em cubos de 3cm
700g ruibarbo, arranjado e cortado em rodelas de 3cm
200g framboesas congeladas
220g açúcar demerara + extra para polvilhar
2 colheres chá raspa de limão
1 1/2 colheres sopa de sumo de limão
1 colher chá de pasta de baunilha
preparação:
Derreter a manteiga num tacho e adicionar a maçã.
Cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo com frequência, até a maçã estar tenra.
Adicionar o ruibarbo, as framboesas, o sumo e a raspa do limão, a baunilha e o açúcar e cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 a 17 minutos, ou até a fruta estar bem cozida e o líquido ter engrossado.
Transferir a mistura para uma taça, arrefecer e refrigerar até ser necessária.


para a massa:
250g farinha de trigo branca
1/4 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de gengibre em pó
2 colheres sopa de açúcar refinado branco
180g manteiga sem sal, cortada em cubos e fria
1/4 chávena (60ml) de água gelada
1 colher chá de pasta de baunilha
preparação:
Colocar a farinha, o gengibre, o fermento, o açúcar e a manteiga no copo do robot de cozinha e processar até obter uma mistura areada.
Com o motor ligado, adicionar a água e a baunilha e processar até que a massa descole dos lados do copo do robot e forme uma bola.
Estender a massa entre duas folhas de papel vegetal, até obter uma espessura de 4mm e refrigerar por um mínimo de 1 hora (eu deixei a minha durante a noite no frigorífico).
Aquecer o forno a 180ºC.
Colocar a mistura da fruta num recipiente refractário ou outro, com 1 litro de capacidade.
Usando cortadores de diversos tamanhos, cortar rodelas de massa e dispô-las, sobrepondo-as, sobre o recheio, por forma a cobrir toda a superfície do mesmo.
Polvilhar toda a superfície da pie com açúcar demerara e levar ao forno, em cima de um tabuleiro (para o caso de algum líquido sair durante a cozedura), por cerca de 25 minutos, ou até o topo estar douradinho e crocante.
Servir a pie morna ou à temperatura ambiente.



Recipe / Receita: Donna Hay magazine (April - May 2014).

21 comments:

  1. Bom dia querida!
    Eu amo esse tipo de sobremesa, imagino essa mistura de ingredientes, delícia total!

    Bjs, fique com Deus ♥

    ReplyDelete
  2. Lindo demais!!!Posso perguntar onde arranjaste essa forma de pie vermelha? É linda. Bom o ruibarbo anda a perseguir-me terei de experimentar :)

    ReplyDelete
  3. Nunca provei ruibarbo mas acho que ia gostar
    A tarte ficou linda...linda
    bjs

    ReplyDelete
  4. Lia, this pie looks delicious, since I started using rhubarb I cannot get enough of it...I like that you combined apples and raspberries...yum!
    Have a wonderful week dear :D

    ReplyDelete
  5. Oh que tarte linda, linda! Que maravilha!!! Adoro :)
    A cor vermelha a espreitar é tão tentadora!!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
  6. Que linda Lia!...e eu com ruibarbo no frigorífico ;))

    ReplyDelete
  7. Bem Lia que excelente sugestão.
    Também adoro a Donna Hay, é pena só não ter acesso aqui ás revistas.
    Beijinho

    Ana Matos

    ReplyDelete
  8. Boa noite, Lia!
    Também me deram no outro dia ruibarbo e ando em experiências... esta parece uma solução deliciosa!
    Bjs

    ReplyDelete
  9. Que torta linda, linda querida Lia!! Já fiz geleia com ruibarbo e gostei do sabor, mas a sua torta é pura perfeição amiga, belíssima e deliciosa!!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Bem, eu ainda não tenho amigos com hortas biológicas que sejam generosos mas como o ruibarbo abunda nas prateleiras dos supermercados, vou já buscar e fazer esta tua tarte maravilhosa. Também me rendo as receitas da Donna Hay. Simples e infalíveis.
    Beijinhos grandes
    Maria

    ReplyDelete
  11. A beautiful pie and divine combination! I wish I could taste your pie right now...

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  12. Querida Lia,
    que verdadeira perdição que ficou a tua tarte!
    Lembro-me de ter ficado com ela de olho quando a vi no instagram! Tão bonita!
    E agora apetece-me ainda mais provar :)
    Manda um bocadinho para mim :D
    Um beijinho grande

    ReplyDelete
  13. Não conhecia a Donna Hay, mas a tarte tem ótimo aspeto, aliás como tudo o que tu nos apresentas =)
    beijinhos

    ReplyDelete
  14. Nunca comi ruibarbo e na minha zona também não se vê a vender.
    Pelo aspeto e pela cor linda, acho que iria adorar servir-me dessa tarte :)
    Tem um aspeto tão tentador
    Bjns
    Isabel

    ReplyDelete
  15. Ai que vontade de provar este tal de ruibarbo, rsrs. Isto não se faz, menina Lia, até porque por cá, não se encontra à venda. Mas a tarte está linda e deve ser deliciosa!!
    Bjn
    Márcia

    ReplyDelete
  16. Fiquei super fã de ruibarbo!
    Que pie deliciosa... vou guardar!
    Beioquinhas grandes :-)
    Cuca

    ReplyDelete
  17. Que bom aspeto!!!
    Servia-me de um pouco dessa tarte.

    ReplyDelete
  18. Oi Lia,
    Essa combinação de ingredientes deixou-me muito curiosa, mas com a certeza de ser deliciosa.
    Beijos,
    Vânia

    ReplyDelete
  19. Lia querida,

    Também adoro a Donna Hay, acompanho-a pelo 24 Kitchen quando possível e já fiz algumas coisas dela ! :)
    Esta tarte está divinal em apresentação e aposto que os sabores são estonteantes! :)
    É uma sobremesa que ofusca qualquer outra que esteja por perto !

    Beijinhos

    ReplyDelete
  20. Esta é daquelas tartes que me fazem sonhar... como será o sabor?
    O ruibarbo continua a ser um desconhecido!
    Tenho a certeza que esta tarte é de comer e chorar por mais e a loicinhas que a acompanham são uma preciosidade!
    Muito bom gosto em tudo Lia!
    beijocas

    ReplyDelete