29 July 2016

Cheat's pizza with mozzarella, chargrilled nectarine and prosciutto / Pizza fingida com mozzarella, nectarina grelhada e presunto.


The idea to make these "pizzas" was, not just because I had all the ingredients laying around here at home, but also because I wanted to prepare another suggestion for Marta.
As I told you here and here, Marta chose Peaches and/or Nectarines as the ingredient of JulyTherefore, here is my last suggestion. A savoury and sweet suggestion for Marta, that is very easy to prepare and makes an absolutely delicious Summer lunch.


ingredients (serves 2):
2 naan breads, shop bought
250g mozzarella, drained and thickly sliced
100g Parma ham or other kind of prosciutto, rindless and very thinly sliced
2 nectarines, cut into wedges
freshly ground black pepper
handful of basil leaves, to scatter
method:
Preheat the oven grill to medium heat. Put the naan bread on a baking tray and divide the sliced mozzarella between the two pieces of bread.
Put the tray under the grill, paying attention that the bread doesn't burn and as soon as the cheese is almost completely melted, take the tray out of the oven and set aside.
Meanwhile, put a large ridged griddle pan on high heat and leave until it is very hot.
Drizzle the cut side of the nectarines with olive oil.
Place them on the griddle pan and cook for 1 to 2 minutes on each side, or until they are charred and slightly softened. Remove and set aside to cool.
Top the melted mozzarella bread with the prosciutto slices and arrange the grilled nectarines all over the top of both breads.
Season with a little freshly ground black pepper and scatter with the basil leaves.
Serve immediately.
__________________


A ideia para estas "pizzas" surgiu, não só porque tinha em casa todos os ingredientes necessários, mas também porque queria preparar mais uma sugestão para a doce Marta.
Este mês voou e não consegui fazer as receitas que tinha em mente para este desafio da Martinha e esta última semana foi muito complicada em termos de tempo e nem o PC consegui ligar para poder visitar as minhas cozinhas de eleição, pelo que desde já peço desculpa a quem tenho visitas a retribuir e em atraso. O mês que vem será ainda mais complicado em termos de blogue, pois vou estar de férias e sem "gadgets", lol!
Bom, mas continuando, a Marta pediu-nos sugestões com pêssegos e/ou nectarinas para o mês de Julho e como as receitas que apresentei anteriormente aqui e aqui, foram uma mistura de doce e salgado que resultaram na perfeição e foram do agrado de miúdos e graúdos, resolvi experimentar mais esta variante de doce e salgado, que correu lindamente e cujos resultados não poderiam ter sido mais espectaculares em termos de sabor.
Uma sugestão magnífica, a última para o mês de Julho da Marta e que, não só é absolutamente deliciosa, como rápida de preparar e perfeita para um almoço descontraído de Verão.


Nota: esta sugestão pode ser confeccionada no grill do forno e no grelhador de fogão como descrita abaixo ou, caso tenham o fogareiro aceso e brasas prontas, aproveitem para fazer tudo no fogareiro ou grelhador de rua, pois deve ficar ainda mais deliciosa.

ingredientes (para 2 pessoas):
2 pães naan, de compra
250g queijo mozzarella, bem escorrida e cortada em fatias médias a grossas
100g de presunto de Parma ou outro a gosto, sem courato e cortado em fatias muito fininhas
2 nectarinas, cortadas em meias luas espessas
pimenta preta moída na altura, a gosto
um punhado de folhas de manjericão fresco, para polvilhar
preparação:
Aquecer o grelhador do forno na temperatura média.
Colocar os pães sobre um tabuleiro e dividir as fatias da mozzarella pelos dois pães.
Levar o tabuleiro ao forno, tendo cuidado para que o pão não queime e assim que a mozzarella estiver quase derretida, retirar o tabuleiro do forno e reservar.
Entretanto, colocar um grelhador ou placa de grelhar ao lume e, sobre lume alto, deixar aquecer bem, até esta estar a fumegar.
Pincelar as fatias das nectarinas com um fio de azeite e grelhá-las, cerca de 1 a 2 minutos de cada lado, ou até estas estarem ligeiramente macias e com as marcas do grelhador.
Retirar as nectarinas para um prato e deixar arrefecer um pouco.
Distribuir o presunto pelos 2 pães e decorar com as nectarinas.
Temperar com pimenta preta moída na altura e a gosto e polvilhar com as folhas de manjericão.
Servir de imediato e cortar em fatias como se de uma pizza se tratasse.



Recipe / Receita: Lia - Lemon & Vanilla.

No comments:

Post a Comment