27 November 2017

Sweet Potato Crisps / Crisps de Batata Doce.


Sweet potatoes are a rich source of fiber, which has been shown to promote a healthy digestive system.
As well as containing a good array of vitamins and minerals including iron, calcium and selenium, they're also a good source of most of our B and C vitamins.
One of the key nutritional benefits of sweet potato, is that they're high in an antioxidant known as beta-carotene, which converts into vitamin A once consumed.
Marta Chose sweet potato as her "ingredient of the month" and I couldn't be happier, as I love sweet potatoes!
These sweet potato crisps are the first recipe I'm taking to Marta's table this month, and they're absolutely addictive and delicious!
This is a simple and delicious suggestion from
Lisa Nieschlag Lars Wentrup beautiful "New York Christmas - Recipes & Stories" cook book, the one I wrote about in this post and, these crisps are a fabulous and easy recipe to make and serve as a snack any time of the year!



ingredients (makes 2 trays - serves 4):
500g sweet potatoes, peeled, halved and thinly sliced with a mandolin or a very sharp knife
a little olive oil
sea salt
Cayenne pepper or paprika powder, to taste
method:
Preheat the oven to 175ºC (fan) and line 2 trays with baking paper. Brush or spray the trays with a little olive oil.
Arrange the sweet potato slices on the baking trays, being careful to avoid any overlap.
Brush or spray the sweet potato slices with a little olive oil and season with sea salt and cayenne pepper or paprika.
Bake the crisps for 15 to 20 minutes per tray, depending on thickness.
Bake the trays separately.
During the baking, open the oven door a few times, to allow steam to escape. This will give the crisps maximum crunch.
Be careful not to burn the crisps.
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A batata doce ajuda a emagrecer, pois é rica em carbohidratos, uma óptima fonte de energia.
É um alimento recomendado para atletas e pessoas que têm um ritmo de vida acelerado, pois o facto de o açúcar ser libertado gradualmente no organismo, faz desse alimento um dos mais ricos nos tais carbohidratos, o que é saudável até para os diabéticos.
A quantidade de vitamina A e C presentes na batata doce, fortalece o sistema imunitário e evita a contaminação por vírus, tais como os da gripe.
Doenças do aparelho digestivo, artrite, enfisema pulmonar e úlceras no estômago, podem também ser prevenidas através do consumo regular da batata doce.
Estes são alguns dos benefícios da batata doce. Ingrediente que adoro e que é, este mês, o ingrediente do mês, na cozinha da querida Marta!!
Deixo esta primeira receita para a Marta. Umas crisps de batata doce que são, não só simples de preparar, como absolutamente fantásticas.
O snack perfeito, para servir como aperitivo durante a época Natalícia, ou sempre que vos apetecer, pois além de delicisoso, agrada a miúdos e graúdos.
A receita é do lindo "New York Christmas - Recipes & Stories" da autoria de Lisa Nieschlag e Lars Wentrup, do qual já aqui vos falei e que me foi oferecido pela fantástica editora Murdoch Books UK.



ingredientes (para 2 tabuleiros de crisps):
500g batata doce, descascada, cortada ao meio (longitudinalmente, se forem batatas grandes) e finamente fatiada em rodelas ou semi círculos, com a ajuda de uma mandolina, ou faca muito afiada.
aeite q.b.
flor ou flocos de sal marinho, a gosto
pimenta de Caiena ou paprika doce em pó, a gosto
preparação:
Aquecer o forno a 175ºC (com ventoinha) e forrar dois tabuleiros grandes com papel vegetal.
Untar o papel vegetal com o mínimo de azeite possível ou, caso tenham, óleo ou gordura em spray.
Distribuir as rodelas de batata doce, numa só camada, pelos dois tabuleiros.
Pincelar as rodelas de batata doce com azeite ou, como para os tabuleiros, pulverizar com gordura em spray.
Polvilhar as rodelas de batata doce com flocos ou flor de sal e paprika ou pimenta de Caiena, a gosto.
Levar os tabuleiros ao forno (um de cada vez), por cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da espessura das rodelas de batata doce.
Durante o tempo de cozedura, abrir o forno várias vezes, a fim de deixar escapar o vapor, pois este método irá garantir-vos crisps super crocants e estaladiças.
Atenção ao tempo de cozedura no forno, pois as crisps de batata doce queimam facilmetnte e por isso é aconselhado verificá-las regularmente.


Recipe / Receita: